Liderança no CISV

Ser líder no CISV significa acompanhar uma delegação de crianças ou jovens entre 11 e 15 anos para programas nacionais ou internacionais.

É uma oportunidade única de desenvolvimento pessoal, em que o jovem adulto passa por treinamentos, capacitações e desafios. Muito mais do que apenas cuidar de crianças ou jovens durante a viagem e o programa, o líder no CISV ganha autoconfiança, autonomia, capacidade de organização, liderança e planejamento, melhora seu discurso e suas habilidades de negociação, diálogo e compreensão.

Ou seja, o aprendizado do líder no CISV é usado para a vida toda. Um crescimento como ser humano completo.

E, o que é preciso para ser um líder?
É necessário ter acima de 18 anos para programas nacionais ou de 21 anos para os internacionais. Além disso, precisa falar inglês e ter disponibilidade para viajar em Dezembro/Janeiro ou em julho/Agosto por períodos de uma a quatro semanas, a depender da tipologia do programa.

O que é um Junior Leader?
No caso do programa interchange em que a delegação internacional tiver mais de 8 jovens, além do líder principal de mais de 21 anos, normalmente faz parte também da delegação um Junior Leader, com mais de 18 anos, que ajuda o líder na viagem, condução da delegação e atividades.

 

Líder ou Staff:

Os Líderes e Staffs são treinados pelo CISV para adquirir os conhecimentos, desenvolverem as habilidades e adotarem a postura necessária para que o programa atinja os objetivos educacionais a que se propõe. Atuar como Líder ou Staff de um programa, seja no Brasil ou no exterior, não só vai contribuir com o enriquecimento das experiências de vida de outras pessoas, como terá também a sua própria vida enriquecida com novas experiências! Ao final do programa você vai ter encontrado muitos outros voluntários e crianças de todo o Brasil, em alguns casos de todo o mundo, além de poder contar com amizades para toda a vida.

Você fará parte de uma equipe de voluntários comprometidos, sintonizados no trabalho para criar uma experiência inesquecível para as crianças ou jovens. Você vai ter o apoio e a liderança de nossa equipe altamente experiente. Você vai ajudar as crianças e os jovens a desenvolver as habilidades, conhecimentos e atitudes que precisam para assumir um papel positivo e ativo em sua comunidade local e global. Você vai guiá-los na construção de novas amizades, na diversão e no aprendizado com os outros.

 

Perfil do Líder ou Staff:

  • Jovens com 18 anos ou mais, com atitude positiva e aberta em relação a diferentes cultura. Para acampamentos internacionais, a idade mínima para assumir uma delegação é 21 anos.
  • Percepção que aprendizagem é um processo contínuo na vida e que você pode ganhar o máximo de experiência do CISV como nossos participantes de programas.
  • Compartilhar da nossa crença de que todos nós podemos fazer a nossa parte para tornar o mundo um lugar melhor.
  • Disponibilidade para participar das sesões de capacitação promovido pelo CISV.
  • Comprometer-se de 1 a 4 semanas em um programa, preparação prévia da delegação assim como sua finalização

O que oferecemos: 

  • Capacitação em liderança de grupos e apoio logístico.
  • Ambiente divertido, solidário, intercultural.
  • Oportunidade de melhorar seu currículo e desenvolver suas habilidades pessoais.

 

Conselheiro Junior (JC)

Nossos Conselheiros Juniores (JCs) conduzem nossos participantes mais jovens em suas aventuras diárias em nossos programas e atividades. Eles desempenham um papel importante para ajudar o grupo de participantes a se tornar uma equipe e são os responsáveis por tornar cada dia emocionante, educativo e seguro.

Os JCs começam o treinamento antes do programa e servem de apoio e formação contínua ao longo do mesmo.

Ser um JC é uma grande oportunidade para o “primeiro emprego", onde você começa a assumir a responsabilidade de trabalhar em equipe e desenvolver a sua liderança e outras habilidades pessoais. Como JC você vai interagir com as crianças, ajudar com as atividades e ajudar os Líderes e Staffs a manter a motivação e o espírito do programa. Como braço direito dos Líderes e Staff adultos, muitas vezes você vai ajudá-los no funcionamento das atividades, nas tarefas da cozinha, participar das cerimônias da bandeira e muitas outras rotinas. Mais importante, você vai servir como um modelo para os jovens participantes.

 

Perfil do JC

  • Jovens com 16 e 17 anos, com atitude positiva e aberta em relação a outras diferentes cultura. 
  • Percepção que aprendizagem é um processo ao longo da vida e que você pode ganhar o máximo de experiência do CISV como nossos participantes de programas.
  • Compartilhar da nossa crença de que todos nós podemos fazer a nossa parte para tornar o mundo um lugar melhor.
  • Disponibilidade para participar do treinamento promovido pelo CISV.
  • Disponibilidade para viajar e poder comprometer-se a 2 a 4 semanas em um programa e seus preparativos anteriores.

O que oferecemos

  • Treinamento complete e apoio
  • Ambiente divertido, solidário, intercultural
  • Oportunidade de melhorar seu currículo e desenvolver suas habilidades pessoais.

Para assumir o trabalho voluntário como participante de uma delegação você precisa se associar ao CISV.